Semana 2


Da série mitos e verdades sobre a pesquisa, ou melhor, fato ou fake científico: nesta semana, dentre tantas emoções e (des)construções, o Professor Dr. Walter Matias nos trouxe mais uma tapa filosófica inspirado na relação entre Psique e Eros: “precisamos iluminar nosso estudo sem cair na racionalidade instrumental” 🤩😱🫡😲🙃

Assim, entre alinhamento do projeto para submissão a Plataforma Brasil, desenvolvimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), leituras de livros, e-books e artigos e projeções de escrita…lá vamos nós!

Na ação: revisão de literatura, consegui avançar após a definição das palavras-chave de meu projeto: Narrativas reflexivas; formação de professores; atualização. Então, de pronto, acessei o Google acadêmico que imediatamente me apresentou aproximadamente 21.700 trabalhos disponíveis, dos quais, após a ativação dos filtros período específico 2019 - 2023, ao considerar as transformações laborais dos professores demandadas pela dinâmica sociossanitária da pandemia do COVID-19, 15.600 restaram, ao continuar a filtragem e optar por apenas artigos de revisão, o número de obras fora reduzido para 324, que serão analisados a seguir por título e resumo, ou seja, minha biblioteca lotada!

Mas segundo meu avô Benedito, para tudo é preciso um dia e, ao conferir meu checklist de movimentos prioritários segundo minha coach e orientadora Maria Aparecida, vamos vencendo cada tópico.

E por falar em ações e tópicos, a Oficina: A incorporação do celular na jornada letiva, do Dia D ANEC - que será uma das atividades complementares - ganhou título e novos contornos metodológicos na aula do Professor Dr. Fernando Pimentel, pois a problematização sobre o conceito de tecnologia me fez refletir sobre a transmutação da usabilidade para a incorporação. No momento, gravei meu primeiro podcast, junto aos colegas Alisson e Monique, clique aqui para ouvir! Até logo!

Comentários

  1. Olá Rosely. Bom ir acompanhando aqui sua trajetória de pesquisadora em formação. Muito legal a forma que você está registrando as aprendizagens. Continue!

    ResponderExcluir
  2. Grata pela provocação professor! A escrita está me auxiliando no resgate e consolidação das aprendizagens...

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante, Rosely, do seu registro! É agradável fazer a leitura do seu texto!! Parabéns pela trajetória que está sendo trilhada!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Semana 3