Semana 16 Por aqui, temos mais uma semana dedicada à revisão de literatura. E, ao dialogar com a linha de pesquisa na qual minha pesquisa está inserida, a de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação , é valoroso descobrir e explorar os dispositivos disponíveis para apoio a sistematização de buscas aos escritos acadêmicos… De início, é um desafio, pois alguns termos e dinâmicas são específicas da formação em engenharia de softwares, tecnologia da informação e similares, mas nada que a própria conectividade não nos auxilie. Outro ponto importante é compreendermos que cada artefato tem singularidades que demandam operações diferentes. Assim, é fundamental o acesso a variadas plataformas e softwares para uma escolha mais propositiva a produção acadêmica. Nesse desenho, continuo desbravando as potencialidades do Parsifal para, a partir da string de busca: ("Narrativas Reflexivas de Professores" OR "Vozes de professores") AND ("Ambiente virtual...
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Semana 20 O retorno das aulas e o início do estágio em docência renovam nosso compromisso com a pesquisa… Leituras, construções e planejamento me convidam a buscar mais conceitos, desconstruindo e reconstruindo saberes e fazeres que há algum tempo me acompanhavam como ‘certezas’ pedagógicas O resultado do exame de proficiência em leitura de língua estrangeira realizado, de modo remoto, na Universidade Federal do Piauí (UFPI/Copese), também contribui com a validação do engajamento da pesquisa: Ao infinito e além!
Semana 21 Problema 7 - Objetos de Aprendizagem (Repositórios, REA, OVA) Experimento desenvolvido pela turma Problema Chegado um novo ano letivo, o professor Tadeu Passos, conhecido na comunidade escolar por suas aulas animadas, recebe estudantes com necessidades especiais de aprendizagem vindos de outros estados. Agora, os recursos sempre presentes em seu planejamento pareciam não mais oportunizar interações e respectivamente aprendizagens, até um dos grupos familiares envolvidos solicitar uma reunião com a coordenação para conversar sobre dispositivos que vinham auxiliando-os na escola anterior, o que nomearam como objetos virtuais de aprendizagem. Vídeos, animações, infográficos, podcasts , f lashcards e simuladores foram algumas das possibilidades apontadas, recebidas como espanto pela gestão e com curiosidade pelo professor que, desde então, busca aprender a utilizar os recursos virtuais como estratégias. No entanto, a dificuldade docente parece agora estar relacionada ao te...
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